Adicione mais imóveis a comparar!
Clique para Ir a Página de Comparação de imóveis

Imóvel Adicionado com Sucesso!
Clique para Ir até os Favoritos

O Código do Imóvel buscado não foi encontrado!
Tente Novamente

Dica para não errar na hora da compra!

Se você optar por comprar um imóvel usado, tiver tempo disponível para pesquisar e puder aguardar o melhor momento para aquisição, certamente vai encontrar uma casa ou apartamento dentro das suas expectativas, com um valor mais em conta e principalmente na região de sua preferência.

Entretanto, toda transação imobiliária geralmente envolve uma grande soma de valores, por isso ao comprar um imóvel usado ou não é necessário tomar alguns cuidados na negociação.

8 dicas para comprar imóvel usado

1 – Visitar o Imóvel

Faça uma visita ao imóvel com bastante calma preferencialmente em dias e horários diferentes para verificar como se comporta a vizinhança, avalie a segurança, transporte e serviços disponíveis. Observe o imóvel usado com um olhar clínico, avalie as instalações elétricas e hidráulicas, observe se os pisos e as paredes possuem rachaduras e trincas. Outro ponto não menos importante que deve ser observado e que muitas vezes passa despercebido é o estado de conservação do telhado e de toda sua estrutura. Se o imóvel for dentro de um condomínio, questione se há vagas demarcadas na garagem para evitar futuros conflitos, informe-se sobre a divisão dos valores de contas como as de água, luz e TV por assinatura se for o caso e sobre o valor da taxa de condomínio.

2 – Saiba mais sobre o futuro

Busque informações nos órgãos competentes informações sobre futuros projetos na região e se há o risco de desapropriação, isso pode acontecer, por exemplo, com a passagem do metrô no bairro, construção de avenidas, dentre outros. Aproveite a ocasião para verificar a lei de zoneamento, caso o imóvel seja adquirido para fins comerciais.

3 – Conheça o histórico do imóvel

Procure um cartório de registro de imóveis e pague o valor devido para receber as informações necessárias sobre o imóvel que está disponível através do número de matrícula do mesmo:

•    Se existem hipotecas e dívidas pendentes;

•    Ações judiciais;

•    Solicite a certidão negativa do imóvel.

4 – Antes de assinar o contrato

Antes de assinar qualquer tipo de contrato ou outro documento com a intenção de compra certifique-se que todos os documentos do imóvel estão corretos e em dia.

5 – Área do Imóvel

Verifique se a área declarada do imóvel é a mesma em todos os documentos, como IPTU, registro no cartório de imóveis e planta do mesmo. Caso tenha acontecido alguma alteração a mesma deve ter sido informada e autorizada pela prefeitura, caso contrário se houver divergências um futuro financiamento pode ser negado.

6 – Corretagem

A compra e venda de imóveis entre particulares é prevista no código civil, pois não é caracterizada como relação de consumo, por isso não se faz necessário o serviço do corretor de imóveis. Entretanto se a negociação se der através de um corretor, verifique a situação deste profissional junto ao CRECI. Se o corretor estiver em dia com suas obrigações é necessário deixar claro qual das partes vai arcar com os custos da comissão, para evitar futuros problemas.

7 – Leia todas as cláusulas do contrato com total atenção

Caso não se sinta seguro para assinar o contrato, procure um profissional gabaritado para averiguar o contrato, um advogado especialista em negócios imobiliários pode lhe dar um parecer final sobre o mesmo.

8 – Averbação do imóvel

Assim que o contrato de compra e venda for assinado, procure o cartório de registro de imóveis para efetuar a averbação do imóvel, garantindo assim a realização do negócio impedindo que você seja vítima de algum tipo de golpe. A lavratura da escritura do imóvel será feita no momento do pagamento do mesmo.

Comprar um imóvel usado pode ser um ótimo negócio se você tomar todas as precauções necessárias. Saiba mais sobre a compra e venda de imóveis acompanhando nosso site e não deixe de nos dizer o que achou desse artigo, é com a sua ajuda que traremos cada vez mais dicas de qualidade sobre o mercado imobiliário.

Imagens: Mansão Laser Segall http://goo.gl/DPAK2b

01 agosto 2015, Postado por Yuri Costa-Silva em Financiamento Imobiliário

SIGA-NOS NO INSTAGRAM